sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hora do treino: EA Sports Active 2

Acho que nunca pensaram que eu fosse falar sobre isso aqui, né? Pois é...
Quem me conhece sabe que sempre malhei, desde novinha, até ferrar o joelho. Dai a carga diminuiu, dava prioridade à bicicleta, que não causava muito impacto - amava!
Daí vem as responsabilidades com trabalho, estudos e casa, fazendo o tempo evaporar.
Reclamava muito com o marido que eu estava me sentindo parada, sedentária, que precisava fazer alguma coisa, mesmo que só nas férias.
Foi pensando nisso que, no meu aniversário, ele me deu o EA Sports Active 2 - Personal Trainer, que é um programa/jogo para Playstation 3 (acho que tem pra "concorrência" também!), cujo objetivo é fazer você treinar, e treinar muito!
Funciona como um personal trainer, só que ele ou ela - depende do que você escolher! - fica na televisão (dããã), dando as instruções. São diversos tipos de atividades, incluindo aquecimento, exercícios para todas as partes dos corpo e cooling down, que seriam os alongamentos pós-treino.
O jogo foi criado pelo Dr. John Porcari, da Universidade de Wisconsin (Go, Packers!), junto com a American College of Sports Medicine, para se chegar na quantidade e qualidade certa de exercícios.
Tem para todos os gostos, corpos e preparações físicas.
Comecei com o programa de 9 semanas e, finalizado, comecei a criar minhas séries e a usar as que já vem prontas (elas são classificadas de acordo com o que trabalham: tem Calorie Burner Advanced, para queimar "bastante" caloria, Core Focused, que foca no abdômen, etc.). O programa não deixa você criar uma série que dure mais que 1 hora e aconselha a treinar 4 vezes por semana -  o que não te "proíbe" de treinar mais vezes, eu treinei 5 dias essa semana, por exemplo.
O gasto calórico varia de acordo com o treino escolhido. Eu gasto, em média, 200 calorias por treino. Pode ser pouco, mas trabalho todas as partes do corpo, demoro 1 hora para acabar meu treino, não forço nada e ainda me sinto bem depois de tudo.
Não é indicado pra quem quer virar a Pugliesi a curto prazo, mas para quem quer se exercitar e ficar saudável -  e sim, ajuda a emagrecer.
Quase ninguém acredita quando digo que funciona, pensam que podemos "burlar o sistema". Ledo engano. Se você não faz corretamente, a contagem do exercício não anda, logo você fica preso naquela atividade. Então, ou você faz a parada de maneira correta, ou pula o exercício. Mas creia, lá no final mostrará que você não completou a série! (E sim, deixa o corpo mega dolorido, como todo treino recém-começado.)

Lado positivo: você treina sem sair de casa, gasta calorias, fica saudável e entra em forma sem gastar dinheiro com mensalidade.
Lado negativo: é em inglês (mas mesmo quem não entende muito, consegue treinar tranquilo, mas vai que tava esperando algo em português...), tem uma quantidade "limitada" de exercícios e não tem mais na PS Network pra comprar (assim, são muuuuitos exercícios, você consegue fazer  inúmeras séries diferentes, mas ainda sim é só aquilo que tá ali).

O jogo vem com 3 sensores - 1 para movimento de perna, 1 para movimento no braço direito e 1 para movimento e batimento cardíaco para o braço esquerdo; e 1 elástico para ser usado em várias atividades (o meu elástico arrebentou, ficou ressecado, mas o marido já vai providenciar outro... enquanto isso faço série com exercícios que não precisam dele!).

Compramos pelo Ebay e, se não me engano, pagamos USD 50,00. Chegou bem rápido. Só não lembro o vendedor... Depois busco no site e coloco aqui.

É isso! É assim que tenho treinado durante as férias. Gosto muito!!! Termino "arrasada", mas com uma sensação maravilhosa de dever cumprido.
Ah, não pense que não tem impacto nenhum, tem sim! Então trate de usar um bom tênis para não acabar com os pés!!!

Sensor de movimento/batimento cardíaco usado no braço esquerdo.

Os 3 sensores (cada um funciona com 2 pilhas AAA - a palito), meu elástico arrebentado e a capa do jogo

Uma das "telas" do jogo. Quando treino, uso o "My workouts", já que o programa tá completo - sim, entro com o usuário do marido, mas só eu uso!

Ele sempre explica a "funcionalidade" do seu treino do dia, nesse caso, era para melhorar a minha capacidade de movimentação

Algumas atividade do meu treino de hoje. 

Coisas que esqueci de comentar:
1) Todo primeiro treino da semana tem: "teste cardíaco", pra ver a média dos seu batimentos por minuto e quanto tempo seu coração leva para voltar "ao normal", e pesquisa sobre seu peso (em libras - é só usar o Google pra fazer a conversão);
2) O gasto calórico é uma estimativa. Você pode gastar mais, menos... Depende de você, do seu organismo.
3) O tempo gasto é apenas com os exercícios, não conta os tutoriais.
4) Você pode sempre pausar e reiniciar a atividade.

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário